top of page

Como é a estética de um projeto sustentável?

  • Foto do escritor: Joana Giugliani
    Joana Giugliani
  • 23 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de dez. de 2022



Podemos reconhecer facilmente um projeto sustentável mundo afora? Existe alguma característica comum a este tipo de projeto? Algo que lhe conceda uma espécie de identidade sustentável? Primeiro, precisamos entender que a sustentabilidade é bastante democrática, aplicável a qualquer empreendimento ou tipologia construtiva e adequada a qualquer público.


O que torna isso possível é que não existem meios definitivos para se alcançar um bom desempenho em sustentabilidade. Sendo assim, são infinitas as possibilidades no uso de tecnologias, sistemas, processos, materiais e cores. Praticamente não há restrição: tudo depende da abordagem.



A verdade é que não temos como estigmatizar os projetos sustentáveis. Muitos deles têm aparência contemporânea, até mesmo “futurística”. Outros, têm aspecto mais vernacular, natural ou biofílico, buscando uma maior conexão do ambiente construído ao ambiente natural. Um projeto sustentável pode seguir tendências como qualquer outro projeto.


Fonte: Banco de imagens Wix


Quando me perguntam:

O que é mais sustentável, utilizar concreto ou aço na estrutura? Madeira ou alumínio nas janelas? Cerâmica ou vinílico nos pisos?

Costumo responder que depende. São muitas as variáveis, cada projeto está localizado em um contexto regional diferente, utiliza uma quantidade específica de material, emprega tecnologias diversas.

Talvez seja muito interessante investir em um sistema de captação de águas pluviais no Equador, mas é possível que os impactos no consumo de recursos somados ao custo inicial inviabilizem a mesma solução em Dubai.

Para isso, existem análises e estudos específicos para cada circunstância, para cada projeto. A ferramenta da Avaliação do Ciclo de Vida, por exemplo, pode ser valiosa para responder a essas perguntas. Além dela, um estudo inicial de estratégias bioclimáticas, que lançam mão de medidas passivas de projeto, pode ser decisivo na eficiência termo energética do empreendimento.

São muitas as possibilidades. Seja qual for o seu negócio, faça uso de estratégias sustentáveis em todos os tipos de projetos: urbanísticos, paisagísticos, de edificações, interiores, reformas, entre outros. Temos certeza de que, além de cativar o seu público, você estará contribuindo significativamente para o desenvolvimento sadio da sua região e, especialmente, injetando esperança no futuro do planeta.




Sobre a autora

Joana Giugliani é Arquiteta e Urbanista, gaúcha e adepta de um lifestyle consciente e de baixo impacto. É fundadora da empresa Bgreen e entusiasta da sustentabilidade e do bem-estar no ambiente construído.

 
 
 

Comments


Whatsapp
bottom of page